sábado, 10 de maio de 2008

Palavra Inicial

Caros amigos, devido a complexidade desta disciplina este blog foi criado com o objetivo principal de divulgar atualidades e curiosidades relacionadas à Fisiologia do Exercício.

Neste espaço deixaremos explicações fisiológicas sobre vários temas, para que o visitande possa tirar proveito delas e com isso enriquecer seus conhecimentos sobre este mundo tão maravilhoso que é o funcionamento do corpo humano em esforço.

Espero que este espaço seja de grande importância para alunos e professores aumentarem seus conhecimentos, como também nos ajudar a aumentar e melhorar a cada dia o conteúdo deste espaço reservado para o conhecimento!


Desde já contando com a colaboração de todos
Ms. Anderson Luiz

13 comentários:

Unknown disse...

Até q enfim vc pensou nisso. melhor que agora não vou precisar ficar te ligando......
Boa sorte nessa nova empreitada e pode deixar que eu vou te pertubar muito por aqui.......
Abraço.

Fitslife Treinamento Desportivo disse...

Fabiano,
Parabéns Anderson boa iniciativa com certeza vai ser de grande ajuda,porque você é um profissional competente com isso teremos informações valiosas!
Um abraço e boa sorte!

Unknown disse...

É verdade que o alongamento realizado após atividade de força (ao final de uma sessão de musculação, p.ex.) aumenta em 19% o ganho de massa magra? Onde posso encontrar essa pesquisa? Há respaldo científico nessa afirmação? Obrigada. Lili
Oi Renata, vamos ver o que nossa consultora Profa. Mônica Souza de Almeida Dias(currículo) gentilmente nos retorna:
Olá! Sim, ocorre melhora substancial no ganho de massa magra quando ocorre alongamento interserial e pós treino. Ocorre que o alongamento melhora a perfusão de sangue intersticial e com ele ocorre incremento da retirada de metabólitos e a chegada de glicose e oxigênio o que facilita o retorno ao metabolismo aeróbio, que é o metabolismo de
recuperação usado pelo músculo. Você encontrará muito material no site do COBRASE!!! Existem pesquisas publicadas a esse respeito. abraços. Mônica

Lili, veja também a participação de nosso caro consultor Prof. Rodrigo Ramos Portella(currículo):
Cara Lili, primeiramente, há de se diferenciar alongamento de treinamento de flexibilidade (ou flexionamento, como alguns autores chamam). Os alongamentos são os movimentos para relaxamento da musculatura após a atividade física. A flexibilidade (treinamento de) é o aumento da amplitude máxima de movimento, nesse caso, há microrupturas de massa muscular e em alguns casos de estruturas ligamentares também. Tendo, portanto, o efeito parecido com o treinamento de força. Fazer esse tipo de alongamento pós treino de força aumenta sim a hipertrofia, porém, não é recomendável pois a
microruptura pode se tornar uma lesão mais grave. Quando se treina força (força mesmo, e não um treino simples na academia), os fusos musculares (órgãos proprioceptores responsáveis por controlar a extensibilidade do músculo) tornam-se menos ativos e menos sensitivos, assim ao treinar flexibilidade os músculos podem ser alongados de forma excessiva uma vez que não há (ou há muito pouca) proteção ativa para ele. Portanto, muito cuidado com os alongamentos tanto antes, durante ou depois de uma treino de força (reforço: força mesmo e não um treino normal).
Um abraço, Rodrigo Portella

Unknown disse...

vamos começar a discutir um assunto que te interessa muito? oq cv acha dessa afirmação?
abraço

Anônimo disse...

Fala Anderson, parabéns pela iniciativa meu irmão!!! Nossa profissão está precisando disso mesmo, profissionais sérios e competentes como vc para sanar as dúvidas de todos. Agora, será que posso me "meter" um pouquinho (só pra não perder o costume,rsrs). Temos que tomar cuidado com algumas colocações né!!! Daqui a pouco vai ter gente treinando flexibilidade para hipertrofiar, aí complica... O lance é buscar informação científica mesmo!!! O pubmed tá cheio de artigo sobre o tema!!! Abraços!!!

Anderson Luiz disse...

Caros amigos, muito obrigado pela visita e estejam certos que precisarei muito da ajuda de vocês para que eu possa continuar esse trabalho tão importante para nós! Gostaria de deixar claro que o nosso objetivo é aumentar cada vez mais a nossa qualidade técnica de nossos colegas de profissão
Grato pela divulgação e atenção

Anderson Luiz disse...

Se souberem como faço para deixar os artigos on-line no blog me ajude!! Seria um prazer passar as fontes primárias

Grande Abraço

Anônimo disse...

Esse eu conheço de perto.Foi meu aluno,meu monitor,professor colaborador voluntário,sem ganhar absolutamente nada,somente pelo amor a fisiologia e pela grande amizade que nos une.Brilhante em todos os sentidos.Não me aposento enquanto não estiver absolutamente convencido de que ele será o meu substituto, na disciplina de Fisiologia Aplicada a Atividade Física,do DEFD da Universidade Rural.Sei que sou meio suspeito pra falar dele,pois para mim é como se fosse um filho mas quem o conhece sabe que não estou exagerando.
Estou aguardando o doutorado.
Grande abraço

Anônimo disse...

Sucesso, parceiro! E parabéns pela inicativa. Vou recomenda o Blog para meus alunos aqui em Sergipe!

Forte abraço
Marcos "Kiko" Almeida
Universidade Federal de Sergipe
Departamento de Educação Física

Anderson Luiz disse...

Kiko, muito obrigado!

Gostaria de ressaltar que o Prof. Marcos "Kiko" Almeida foi muito imprtante em minha em minha profissão, pois me ajudou e ensinou muito em minha carreira profissional!

Gostaria de lembrar que ele é um dos melhores profissionais da área que conheço!

Muito obrigado!

Unknown disse...

Não vai mais postar nada não?
Bom, tenho uma sugestão.
Fale sobre o mito do NO3 com o exercício físico.
Ele ajuda ou não a mudar a composição corporal?
Abraço!!!!!

Anônimo disse...

ola!!! ANDERSON,parabens pela iniciativa e criatividade...fui aluno da rural e tenho orgulho de poder tido absorver o conhecimento basico mas importante para carreira profissional!!! um abraço a vc e a todos da UFRRJ!

Anderson Luiz disse...

Caro amigo Diego (Branco),

obrigado pela visita e continue nos visitando, pois teremos outros assuntos para tentar ajudar a todos os colegas de profissão.

Grande abraço e continue nos visitando!
Anderson Luiz